sábado, 22 de agosto de 2009

Elul



O mês de Elul é um tempo de arrependimento na preparação para as grandes Festas de nosso povo Israel, Rosh Hashanah e Yom Kipur.


A palavra "Elul" no aramaico, significa "busca".


No Hebraico, Elul é um acróstico de Ani ledodi Vedodi li, "Eu sou do meu amado e o meu amado é meu" . Elul é visto como um tempo de constante busca do coração à preparação para o dia do julgamento que esta para chegar.


Desde do início do mês de Elul até o dia de Yom Kipur, um período de quarenta dias, Moshe Rabeinu ficou rezando no monte e pedindo incansalvente por todo Israel, visando reatar a relação com D-us até que, em Yom Kipur, suas preces foram aceitas.





Como um lembrete adicional da importância deste período, o Salmo 17 é acrescentado nas preces diárias de Shacharit e Minchah.

O toque do Shofar no mês de Elul é uma chamada para o arrependimento e uma preparação para o novo ano, Rosh Hashanah.




Um comentário:

Anônimo disse...

Shalom Alechem!
De fato, como escreveu o rosh Moshê, fazia tempo que vocês não escreviam. Eu esperava vê-los no Encontro de B.Camboriú, foi uma pena que não foram.
Um abraço a todos vocês
Celinda - Blumenau